top of page
gradiente Faixa

Sobre o evento:

Nesta edição, o VI Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia foi idealizado a partir da iniciativa de fomentar o ensino da geografia com propostas de ampliação do conhecimento, atualização, capacitação e inserção de alunos em diversos contextos escolares e não-escolares, indo ao encontro dos limites e desafios vigentes e conjunturais nessa área. A geografia procura discutir, de forma particular, o papel e a importância do conhecimento geográfico para a formação do jovem brasileiro, participando do processo de construção dos fundamentos conceituais e instrumentais para compreensão e representação da vida e do mundo, através do estudo da realidade.

 

Neste contexto, a formação continuada e permanente é considerada de grande importância para os profissionais da Educação ao propiciar i) o aprofundamento de temáticas educacionais nas áreas do conhecimento e ii) a reflexão sobre a prática educacional e a promoção de um processo constante de autoavaliação. Foi nesse contexto que o Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente – LEGEP do Departamento de Ciências Geográfica – DCG/UFPE propõe a criação de um espaço de formação com base na reflexividade e no pensar intersubjetivo, com o objetivo de divulgar as pesquisas e os estudos desenvolvidos pelos profissionais que atuam na educação básica e no ensino superior, em especial docentes da disciplina de Geografia, bem como de sensibilizá-los sobre a importância da formação lato e stricto sensu, assim como da aproximação da Universidade a partir das atividades de extensão, pesquisa e ensino.

​

A educação se materializa em um processo complexo, porque ela é influenciada pelo momento histórico-cultural no qual está inserida e essa influência age sobre cada cenário educacional de modo diferente. Justifica-se, assim, a necessidade de que o professor possua um conjunto de saberes que devem ser utilizados, adaptados, atualizados. Ser educador é ser capaz de questionar, abandonar, largar, adquirir, readquirir, retomar e revitalizar suas práticas educativas. Os saberes docentes devem ser permanentemente atualizados, para que atendam às necessidades educacionais e formativas de cada grupo de alunos que o professor se relacionar. Esse processo de atualização deve ter origem nas vivências da sala de aula, ou seja, do relacionamento estabelecido entre mestres e aprendizes, com base no seu processo de construção do conhecimento acadêmico. Essa convivência nem sempre é tranquila, pois, no processo de aproximação, pode haver algum estranhamento e até algum distanciamento entre esses sujeitos, já que a diversidade humana presente nos espaços universitários exige do professor sensibilidade e competência para articular sua ciência às necessidades e aos interesses dos estudantes.

 

Nunca é tardio relembrar a finalidade da educação de formar cidadãos capazes de se adaptar a mudanças constantes e de enfrentar, permanentemente, novos desafios na sua prática cotidiana. Neste cenário, insere-se o VI ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA subordinado ao tema geral "Geografias que ensinam, aproximações e sentidos”. Pensar a prática de ensino de geografia como uma construção social que envolve uma dimensão pedagógica e de saberes, nos direciona para um lugar de sentidos e significados para uma formação cidadã, movido pela epistemologia da prática.

​

Constitui-se, assim, a temática proposta para este Encontro, pilares a partir dos quais se buscará contribuir com avanços na pesquisa nesta área, trazendo para o centro do debate questões  que entrelacem a educação geográfica numa perspectiva contemporânea, a cultura escolar nas dimensões formativas e propositivas e os aspectos ligados a inovação de práticas com fins de um saber-fazer crítico e multireferencializado. Tais questões são cenários sinalizadas pela Política Nacional de Formação Docente e o movimento de profissionalização na qual insere-se os professores de Geografia.

Sobre a UFPE:

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa. No âmbito internacional, a instituição está entre as mil melhores do mundo e a 14º melhor do país, segundo o The Word University Ranckings 2018.

Nos últimos anos, como parte de programas de ampliação do ensino do Governo Federal, a Universidade expandiu a sua atuação e hoje conta com três campi, localizados no Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru

Design sem nome (13).png

Sobre o LEGEP:

O Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um espaço de trabalho (sala de aula multiuso) que oferece condições de realização de atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação (aulas de metodologia, estágio supervisionado e prática curricular) que demandem condições diferenciadas de uma sala de aula comum. Constitui-se também num espaço para criação, elaboração, desenvolvimento e apresentação (experiência) de metodologias e recursos didáticos para o ensino de Geografia para a educação básica. Este espaço deverá tornar-se também um importante canal de articulação para atividades inter-departamentais, isto é, com outros cursos da UFPE sob o enfoque da formação de professores.

Design sem nome (12).png
bottom of page