top of page
gradiente Faixa

Prêmio Aldemir Dantas Barboza : Sujeitos que marcam pela criatividade

Premiação de trabalhos no VI EREPEG

Ao estabelecer o Prêmio Aldemir Dantas Barboza: sujeitos que marcam pela criatividade, a comissão organizadora do VI Encontro Regional de Ensino de Geografia – EREPEG do Nordeste, busca homenagear uma professora de Geografia que formou gerações de Licenciandos em Geografia no Departamento de Ciências Geográficas – DCG da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, mas que precocemente partiu para a morada eterna em 23/07/2013.

Sendo reconhecida, constantemente por colegas, amigos, estudantes e orientados pela sua trajetória como professora, pesquisadora, mãe e amiga competente e amável. Aldemir Dantas Barboza nasceu em 28/06/1953, cursou Bacharelado em Geografia (1977), Licenciatura em Geografia (1978), Mestrado em Geografia (1989) pela UFPE, Especialização em Metodologia da Pesquisa Científica para a Formação de Pesquisadores pela UFRPE (1992) e Doutorado em Geografia pela UFRJ (2003).

Durante seus mais de 30 anos de trabalho e dedicação ao Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, foi pioneira nas discussões de educação ambiental e foi responsável por coordenar o primeiro subprojeto PIBID de Geografia (2013), inovando assim na formação de professores de Geografia para a educação básica. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura e de especialização em ensino Geografia abordando o ensino de Geografia e o professor, como também atuou no Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEO contribuindo na formação de docentes formadores de professores e de pesquisadores para diversos órgãos e universidades públicas.

A criação do Prêmio Aldemir Dantas Barboza: sujeitos que marcam pela criatividade, é proposto pela comissão organizadora do VI Encontro Regional de Ensino de Geografia – EREPEG do Nordeste para incentivar e reconhecer licenciandos, professores da educação básica, docentes formadores de professores e pesquisadores da área de ensino de Geografia para a importância de reflexões, práticas pedagógicas e pesquisas que privilegiem a formação de professores e o ensino de Geografia. Assim, almejando a consolidação de uma Geografia mais significativa e transformadora nos diferentes espaços-tempos

A Comissão Organizadora designará uma Comissão de Avaliação composta por cinco professores(as) da área de ensino de Geografia que atuam em diferentes instituições, a qual realizará a análise dos trabalhos selecionados pelos coordenadores de GT para concorrer ao prêmio diante da relevância do trabalho, selecionando um trabalho por GT como melhor trabalho e um trabalho por GT para receber menção honrosa.

​

A cerimônia de premiação ocorrerá em um momento especial durante a programação do evento.

Trabalhos em destaque no VI EREPEG

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS TCCs DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG - CAMPUS CAMPINA GRANDE

José Vanderson Silva de Melo; Jóbison Oliveira Garcia; Enya Gabrielle da Silva Soares

​

​

REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAICÓ/RN: O PROJETO EDUCACIONAL INTERNACIONAL “NÓS PROPOMOS!

Iapony Rodrigues Galvão; Gessom Brenner Morais da Costa; Maria das Graças Batista de Araújo

​

​

O USO DA ICONOGRAFIA COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DA GEOGRAFIA: Uma experiência com o sexto ano do ensino fundamental

Helton Rodrigues Oliveira; Irecer Portela Figueiredo Santos

​

​

EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE GEOGRAFIA E O JOGO DE TABULEIRO GEOMANDALA COMO FERRAMENTA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EEM FRANCISCO ARAÚJO BARROS (ITAREMA/CE)

Paola Santos da Paz; Brendon Bessa Lima; Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

​

​

PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Nayane Camila Silva Cavalcanti

bottom of page